_sistema de automação de orçamentos para projetos de energia solar.

ENGIE Solar

_sobre o cliente

A ENGIE Solar, empresa da ENGIE Brasil, maior empresa de energia privada no Brasil, realiza diversos tipos de serviços, entre eles a instalação de energia solar para pessoas físicas e jurídicas ao redor do país, atendendo clientes residenciais, comerciais e indústrias.

_tags

Web, Sistema, UI, Usabilidade, Energia Solar

01

Motivação

A ENGIE Solar identificou a necessidade de viabilizar de maneira mais rápida e eficaz seus orçamentos para potenciais clientes. A solução utilizada pela sua equipe de representantes comerciais até o momento era uma planilha de dados, utilizando funções programadas de softwares como Microsoft Excel para alcançar os valores desejados de cálculo.

Definiu-se que a solução para o problema seria o desenvolvimento de um sistema web que contemplasse o fluxo de criação e edição de propostas, envio de propostas para cliente, documentação de visitas técnicas, cadastro de usuários, restrições de visibilidade e ações baseadas em hierarquia e cadastros de apoio para registro de equipamentos, dados de regiões e tarifas de energia das distribuidoras. Tudo isso integrado ao CRM Salesforce, utilizado pela empresa.

Objetivo

O sistema web tem como principal funcionalidade a gestão de propostas comerciais. O objetivo é dar mais autonomia aos representantes de venda e otimizar os processos de criação e envio de orçamentos aos clientes finais.

02

Desafio

O maior desafio do projeto era traduzir as regras de negócio e organizar a base de dados de valores de informações de apoio, pois se tratava de uma planilha criada e utilizada no Microsoft Excel; diversos cálculos funcionavam a partir de ferramentas nativas do programa Excel que deveriam ser interpretadas e traduzidas de forma a fazer parte da estrutura do sistema de orçamentos.

Fluxo da Proposta

As propostas criadas no sistema de orçamentos passam por um fluxo pré-determinado, a cada avanço de estado, a proposta progride. Para representar visualmente este progresso, adaptamos o uso do Kanban para representar os estados que a proposta assume durante o período de criação, aprovação e envio.

Conclusão

O sistema de orçamentos foi construído para evoluir em conjunto com o negócio do cliente, novas funcionalidades podem ser criadas, os dados de apoio são editáveis e guardam histórico de valores como referência. Todo o sistema funciona online para centralizar todas as informações, mudanças e regras de negócio.

Agora, nós queremos te conhecer melhor.

Entre em contato conosco
Venha trabalhar no MINT

Obrigado pelo contato. Entraremos em contato o mais breve possível.

Não foi possível enviar sua mensagem. Por favor tente novamente.

Selecione uma vaga
Vagas Abertas

Não há vagas abertas no momento.

Obrigado pelo contato. Entraremos em contato o mais breve possível.

Não foi possível enviar sua mensagem. Por favor tente novamente.