_reposicionamento digital da maior empresa de energia privada do país.

engie

_sobre o cliente

A ENGIE está presente no Brasil há mais de 20 anos, liderando a geração de energia elétrica no país e oferecendo serviços e soluções inovadoras aos seus clientes.

_tags

Web, Responsive, UI, Usabilidade

01

Motivação

O website ENGIE Brasil é na verdade uma plataforma que procura unificar todas as soluções que a empresa oferece, através da visão conceitual de 'One Company, One Brand'. Este é um website complexo, com grande volume e ramificação de páginas, que todavia, foi planejado e estruturado para ter em sua arquitetura de informação e experiência de usuário uma navegação intuitiva, clara e dinâmica a quaisquer perfis de usuários potenciais.

02

Processo e Entendimento

No início do projeto, foi desenvolvido um estudo de 'Análise e Mapeamento de Personas e Arquétipos de Usuários' com stakeholders da ENGIE. Desenvolvido através de entrevistas e aplicações de técnicas de análise de mercado e público-alvo, o estudo detectou duas diretrizes principais para o website ENGIE:

1) Ser uma importante ferramenta comercial para unificar as soluções oferecidas e focar na comunicação com o seu público, atraindo novos Leads e possíveis novos clientes;

2) Construção de uma imagem corporativa sólida, reiterando discursivamente seu espírito de inovação e liderança na transição energética, consolidando a marca no cenário nacional.

Objetivos

Além das diretrizes, foram apontados seis objetivos específicos:
• Servir como ferramenta comercial para impulsionar novos negócios;
• Servir como veículo de propagação e fortalecimento da marca;
• Servir como canal de comunicação sobre negócios, pessoas, projetos, inovação e sustentabilidade;
• Servir como veículo de comunicação com investidores e acionistas
• Servir como ferramenta para atrair novos funcionários e parcerias;
• Ser a imagem digital da empresa, representando uma empresa integrada.

Feedback Inicial

Estes objetivos cumpririam as expectativas listadas pelos stakeholders, tais como: "Ser um site amigável e ágil", "Se aproximar dos clientes", "Ser um site vendedor", "Gerador de oportunidades", "Transmitir a mensagem de sustentabilidade", "Ser líder na transição energética", "Consolidar uma imagem corporativa forte da ENGIE no Brasil". Assim, considerando estas conclusões levantadas, foram estruturados cinco pilares que norteariam a construção da estrutura principal do site e menu de navegação: Institucional, Comercial, Sustentabilidade, Investidores, Imprensa.

Desafio

O grande desafio do projeto era transformar o website no veículo principal de comunicação da empresa e também no grande canal de negócios nos diversos. Além disso, ele deveria ser fiel ao estilo gráfico corporativo da empresa, líder mundial no segmento energia, e ser acessível através de qualquer dispositivo, seja um computador ou smartphone. Para isso foi desenvolvido toda uma estratégia para que o website funcionasse como um sistema para capturar Leads e transformá-los em negócios nas diversas segmentações de mercado onde a empresa atual. Um sistema conectado a todas as mídias utilizadas para engajamento pela marca, que fosse a porta de entrada de todas as campanhas da empresa e que integrasse todos os dados ao Salesforce, CRM utilizado pelas equipes comerciais.


Resultado

Já no primeiro mês após o lançamento o website já dava resultados acima da expectativa. O número de acesso mensal ao site aumentou em 300%. A captura de Leads aumentou em sete vezes e os Leads qualificados aumentaram em 85%.

Agora, nós queremos te conhecer melhor.

Entre em contato conosco
Venha trabalhar no MINT

Obrigado pelo contato. Entraremos em contato o mais breve possível.

Não foi possível enviar sua mensagem. Por favor tente novamente.

Selecione uma vaga
Vagas Abertas

Não há vagas abertas no momento.

Obrigado pelo contato. Entraremos em contato o mais breve possível.

Não foi possível enviar sua mensagem. Por favor tente novamente.